Home Gestão Escolar Igualdade de gênero: como e por que abordar este tema

Igualdade de gênero: como e por que abordar este tema

A questão da igualdade de gênero é um assunto que ganhou mais visibilidade nos últimos tempos, porém ela ainda não foi conquistada da maneira desejada pelas mulheres. Por isso é tão importante que esse tema seja abordado já na escola, para que, desde cedo, as crianças tenham noção da sua relevância, afinal, elas são o futuro da nação, não é mesmo?

A desigualdade é vista principalmente em ambientes de trabalho, em que homens ganham mais que mulheres para exercer a mesma função. Nesse sentido, se a escola promove uma educação sexista, ou seja, que dá mais direitos ao homem do que à mulher, ela, basicamente, oferece a base para que essa discrepância salarial continue existindo.

Além de tudo, essa diferença, feita desde a infância, cria uma cultura em que o homem acha que tem poder sobre a mulher, o que pode gerar violência de diversos tipos. Então, se você quer trabalhar o conceito de igualdade de gênero na sua escola para evitar tudo isso e fazer a diferença, veja nossas dicas a seguir!

O que fazer para trabalhar a igualdade de gênero na escola?

Aqui, vamos dar algumas dicas práticas de como trabalhar essa questão durante o período de aulas. Confira!

Explique o conceito

Explicar conceitos como o feminismo ajuda os alunos a visualizarem o porquê de esse ser um assunto tão relevante. Assim, em uma aula de História, por exemplo, pode-se encaixar uma explicação sobre a origem do Dia da Mulher.

Ao entender como as mulheres foram tratadas ao longo da história e qual era o papel delas na sociedade, o aluno tem uma maior compreensão sobre o motivo de se debater a igualdade de gênero e de não se deixar esse tema ser esquecido.

Instigue debates

É ideal que os alunos reflitam sobre a questão da igualdade de gênero. Para isso, debates em sala de aula são importantes. É possível instigar essas discussões de diversas maneiras. Por exemplo, em uma aula sobre algum país em que os direitos das mulheres ainda são precários, o professor pode destacar como tais direitos foram conquistados aqui no Brasil e como isso é fundamental.

Dessa forma, para estimular a participação do aluno, uma opção é enfatizar que tal falta de direitos promove certa vulnerabilidade perante a sociedade, que resulta em discriminação, entre outros problemas.

Use músicas, textos, vídeos e livros

Outra ideia é que o professor utilize materiais — os quais podem ser, inclusive, quadrinhos — para facilitar o aprendizado no caso de crianças. Os alunos devem analisar esses conteúdos que consumimos em nosso dia a dia — e é interessante que sejam sobre situações reais — nos quais eles conseguirão visualizar ocorrências de machismo. Assim, eles dão sua opinião sobre elas e uma desconstrução pode ser trabalhada.

Desmistifique preconceitos

Há alguns preconceitos que são colocados na nossa cabeça quando somos crianças e é difícil desmistificá-los depois. Por isso, a escola precisa colaborar para que os alunos não cresçam com tais estereótipos. Entre eles estão:

  • meninos e meninas não podem brincar juntos;
  • os brinquedos de meninos não servem para meninas e vice-versa;
  • existe cor de menina e cor de menino;
  • menino não pode chorar;
  • meninas precisam ser cuidadas por meninos.

Como vimos, deve-se trabalhar a questão da igualdade de gênero na escola para que inúmeras problemáticas sejam evitadas no futuro, como a discriminação e a violência contra a mulher. Não deixe de dar atenção especial a esse tema tão importante na sua escola, a fim de contribuir para um futuro melhor.

Gostou do conteúdo? Veja também como incentivar os alunos à leitura para que reflexões sobre diversos outros temas sejam possíveis!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *