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Gamificação na educação: veja o que é e como aplicar

Desenvolvimento de estratégias, desejo por superação, trabalho em equipe e concentração são apenas alguns dos elementos que a gamificação na educação tem como resultado. Por isso, essa metodologia ativa ganha cada vez mais espaço nos processos de ensino e aprendizagem.

Elaborada com base nos jogos, a gamificação se utiliza das mecânicas que tornam esses passatempos tão amados pelas pessoas. Afinal, quem nunca perdeu a noção do tempo enquanto jogava baralho com os amigos ou se sentiu incrível ao passar de uma fase muito difícil em um jogo eletrônico?

Sejam eletrônicos, sejam de cartas, dados ou tabuleiro, os jogos têm em comum mecânicas que tornam a experiência dos jogadores divertida e imersiva. Pensando nisso, especialistas passaram a utilizar recursos dos jogos para tornar a aprendizagem mais atrativa e eficiente.

Neste post, você entenderá melhor o conceito de gamificação na educação, bem como as suas vantagens e as formas de ser aplicada no contexto escolar. Acompanhe!

O que é gamificação na educação?

O termo gamificação ganhou notoriedade a partir de 2010, quando passou a ser apresentado em eventos da área de jogos eletrônicos. De lá para cá, a metodologia tem sido aperfeiçoada e adaptada para diversos contextos em que há ensino, passando por treinamentos corporativos, ensino de idiomas e educação formal.

De maneira concisa, a gamificação é uma metodologia na qual os elementos dos jogos que motivam, engajam e retêm a atenção dos jogadores são utilizados para aperfeiçoar práticas de aprendizagem. Sendo assim, os mecanismos dos games são aplicados fora desse ambiente de entretenimento, isto é, em situações da vida real.

Por essa razão, a gamificação na educação não representa literalmente o uso de jogos em sala de aula, mas a adaptação da estética, do raciocínio e da estrutura dos jogos em práticas pedagógicas. Por isso, é importante que exista clareza nessa diferenciação, já que muitas pessoas confundem gamificação com aprendizagem por meio de jogos.

Nesse sentido, convém esclarecer que há uma aprendizagem por meio de jogos quando, por exemplo, usa-se o jogo de dominó para estudar os numerais. Já em um ensino baseado em gamificação, a aula como um todo é composta por um ou mais elementos encontrados nos jogos que motivarão a participação dos estudantes na aula.

Como aplicar a gamificação nas aulas?

Agora que você já compreendeu melhor o conceito de gamificação, é importante conhecer também algumas maneiras de como esse conceito se concretiza na prática do contexto escolar.

Para isso, há diversas possibilidades, mas separamos alguns elementos que podem fazer parte de qualquer situação de aprendizagem. Veja!

Criar um sistema de pontuação

Podem ser distribuídos pontos para cada etapa concluída — por exemplo, lições de casa feitas, livros lidos, colegas ajudados e exercícios resolvidos —, os quais serão utilizados para recompensas ou conquistas de nível.

Recompensar as conquistas

Recompensas são importantíssimas para motivar o estudante e podem ser dadas, por exemplo, ao conseguirem determinado número de pontos. 

Estabelecer metas dentro de um prazo

Correr contra o tempo é um dos desafios mais comuns no mundo dos games. Na sala de aula, estabelecer o prazo para determinada atividade ser resolvida pode resultar em maior concentração nela e estímulo para vencer o desafio.

Desenvolver uma narrativa (storytelling)

Muitos jogos se desenrolam por meio de uma história que envolve o jogador, dando mais sentido aos desafios que são postos. Em uma sequência didática gamificada, o professor pode, por exemplo, criar uma história na qual os personagens encontram obstáculos que só são resolvidos com os conteúdos que precisam ser aprendidos.

Exibir um quadro de líderes

Juntamente com a pontuação, o quadro de líderes é um dos elementos mais utilizados na gamificação. Exibir um quadro das maiores pontuações da semana e do bimestre pode ser uma forma de estimular os estudantes. O quadro pode ficar no mural da sala, ser enviado nos grupos e aplicativos de comunicação, por exemplo. 

Disponibilizar feedbacks imediatos

Os especialistas afirmam que os feedbacks informativos são muito importantes para aumentar a autonomia e a motivação. Nos jogos, eles ajudam o jogador a saber como está o seu desempenho e servem como um reforço para continuarem. Durante as aulas, professores podem direcionar melhor a informação que é passada para o estudante. Por isso, apostar em feedbacks contextualizados para cada nível atingido por cada estudante é uma boa alternativa.

Determinar níveis

Em conjunto com os feedbacks, os níveis ajudam o estudante a compreender melhor a trajetória já percorrida e o que ainda está por vir. Na educação básica, as conquistas podem receber nomes criativos — por exemplo, “mestre dos adjetivos”, “rei das equações”, “explorador do Egito”, entre outros — que tenham relação com os conteúdos, bem como números ordinais ou nomes de pedras preciosas.

Distribuir medalhas ou insígnias

Outro elemento muito difundido nos jogos são as medalhas, que levam o jogador a se sentir vitorioso com cada conquista. Para isso, podem ser usadas medalhas de papel laminado colorido que os alunos podem colocar no peito durante as aulas, carimbos em um quadro de conquistas individual ou marcações em um quadro geral de medalhas no mural da sala.

Quais são as vantagens de aplicar a gamificação na escola?

Como podemos ver, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas às práticas pedagógicas e se valer de um ou mais elementos como os citados acima.

O que realmente importa é o estabelecimento de uma prática coerente que motive, engaje e seja desafiadora e não que use jogos ou brincadeiras apenas para tornar a aula mais divertida. Dessa maneira, incluir um jogo da memória com termos do conteúdo estudado ou deixar os alunos jogarem Uno quando terminarem as atividades não é gamificar.

Além disso, a gamificação pode se aliar a outras metodologias ativas e tecnologias que tornarão o ambiente escolar ainda mais interessante para os estudantes. Como resultado, há melhora do desempenho, maior motivação para participação nas atividades escolares e mais sentido na aprendizagem.

Portanto, a gamificação na educação é uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço nas escolas. Essa estratégia adapta elementos de algo que conquista a maioria das crianças e adolescentes: os jogos. Por isso, adotá-la possibilita melhores resultados em todos os contextos de aprendizagem.

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