- 29/08/2023 |
- Blog
Internet das Coisas aplicada à educação: veja os benefícios!
É fato que, com o avanço dos recursos tecnológicos, vários foram os benefícios e facilidades disponibilizados em vários setores da sociedade. A Internet das Coisas aplicada à educação é uma das consequências dessa modernidade que tem contribuído para a criação de aulas mais interdisciplinares e dinâmicas, aumentando o rendimento dos alunos.
Somado a isso, com a internet à disposição, o corpo docente consegue acompanhar em tempo real a condição dos seus discentes por meio de planilhas digitais que mostram a situação do aluno, suas notas e suas faltas, além de ajudar o professor a organizar as suas aulas, usando vídeos e jogos virtuais a fim de tornar o estudo menos massivo.
Está gostando do post? Então, continue a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!
O que é a Internet das Coisas e para que serve?
Também conhecida como IoT, derivada do termo em inglês internet of things, essa tecnologia dá ao indivíduo a oportunidade de trocar dados e informações, facilitar a comunicação e aplicar novos recursos na aprendizagem.
Nesse sentido, a internet é uma excelente ferramenta que conecta o ser humano ao mundo real e virtual ao mesmo tempo e ajuda a tornar as relações mais rápidas e dinâmicas.
Além disso, levando para o lado educacional, esse recurso é de grande valia porque ajuda os alunos a, de certa forma, serem autodidatas, buscando por novos conteúdos, pesquisando termos e denominações desconhecidas por eles e até mesmo fazendo um estudo complementar fora da sala de aula.
Quais os principais benefícios da IoT para a educação?
Em primeiro lugar, é importante pontuar que a Internet das Coisas ajuda no desenvolvimento de novas habilidades nos alunos, visto que aguça neles a vontade de trabalhar em equipe e interagir com os colegas de maneira mais lúdica e descontraída. A criatividade, a imaginação e o sistema cognitivo também são estimulados, fazendo com que o estudante consiga absorver o conteúdo de maneira mais leve.
Outro fator que merece destaque é a inclusão. Essa poderosa ferramenta ajuda as crianças a entrarem em contato desde cedo com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, fazendo com que elas entendam mais sobre a pluralidade étnica e cultural.
Com a internet dentro de sala de aula, o aprendizado pode se tornar mais prazeroso. Atualmente, as metodologias que muitas escolas usam não conseguem despertar no aluno a vontade de aprender. Em contrapartida, o uso da modernidade nesse âmbito ajuda a aula a ser mais multidisciplinar, abordando diversos outros conteúdos e complementando o estudo com assuntos relacionados à política e à economia.
Como usar a IoT na educação?
Essa questão precisa de muito planejamento e gestão, pois não é fácil mudar toda a estrutura de um ensino. Logo, é preciso criar plataformas digitais com os dados dos alunos e montar salas de informática com equipamentos novos que estejam à disposição dos estudantes para realizar trabalhos e pesquisas.
Somado a isso, é válido fornecer para os professores treinamentos e palestras, afinal, nem todos os docentes têm a proficiência para trabalhar com recursos digitais dentro de sala de aula. Desse modo, por meio de cursos de formação, o corpo docente estará apto a desenvolver uma aprendizagem mais interativa para os estudantes.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a Internet das Coisas aplicada à educação, a sua importância e como ela deve ser utilizada a fim de formar cidadãos mais críticos e conectados.
Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro das novidades!