Home Blog Como cobrar mensalidade em atraso sem constrangimento? Descubra!

Como cobrar mensalidade em atraso sem constrangimento? Descubra!

A inadimplência é um sério problema que permeia a sociedade brasileira. Essa questão tira o sono de muitos empresários e gestores, afinal, não sabem o que fazer para realizar a cobrança de uma mensalidade em atraso sem desrespeitar a lei e gerar problemas. Logo, abordamos, neste post, como resolver essa pendência.

É preciso frisar que o ato de cobrar do cliente é necessário e está consoante com a lei ou mesmo com o Código de Defesa do Consumidor, porém existem formas eficazes de recuperar o inadimplente da forma que a legislação preconiza.

Prossiga a sua leitura para se aprofundar no assunto!

Quais são as melhores dicas para quem deseja cobrar a mensalidade da escola em atraso sem constrangimento?

Cobrar não é uma tarefa fácil, pelo contrário, é uma conduta que requer paciência e habilidade, a fim de não gerar um clima tenso com o cliente, ainda mais quando ele é o pai de um aluno. Listamos, a seguir, algumas dicas de como cobrar a mensalidade escolar sem gerar constrangimentos.

Envie lembretes de boletos prestes a vencer ou com alguns dias de atraso

Essa é uma ótima opção, afinal, ter canais de comunicação eficientes pode ajudar a diminuir os índices de inadimplência. Nesse contexto, é válido enviar lembretes online avisando que a mensalidade está prestes a vencer, ou até mesmo alertar que está atrasada e, por conta disso, pode haver uma taxa de juros.

Porém, ao enviar esses comunicados, é preciso atentar a alguns fatores, por exemplo: usar um tom bem leve e amigável, principalmente se for enviado antes da data de pagamento. Em contrapartida, caso o pagamento já tenha sido efetuado, seja empático e desculpe-se.

Convide o responsável para uma reunião

Caso os lembretes não tenham sido suficientes, tome a iniciativa de entrar em contato com o pai ou responsável. Porém, seja paciente e não trate do assunto de forma imediata. A condução da conversa cabe ao gestor, então você está no controle e deve tentar resolver o problema de forma amigável.

Nessa perspectiva, busque não se exaltar ou passar um semblante de raiva e jamais eleve o tom de voz para não gerar um clima de tensão. Uma alternativa viável é você avisar aos pais da necessidade da quitação da dívida e mostrar-lhes o investimento feito com esse recurso e de que forma ele ajuda na geração de uma educação de qualidade.

Demonstre apoio frente a uma situação adversa

Muitas famílias passam por desajustes financeiros, sendo preciso sensibilizar-se com a situação, afinal eles não pagam por falta de capital, seja por conta de uma demissão, seja por uma doença, enfim existem diversas situações complexas.

Desse modo, a escola deve desempenhar a sua função social de maneira empática, porém prudente. Assim, deve avaliar as condições financeiras dos pais e propor-lhes uma forma de negociação, a fim de que não cancelem a matrícula de seus filhos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como lidar com a mensalidade em atraso, tente interagir de forma harmoniosa com os pais, respeitando a realidade financeira de cada um, mas sempre os conscientizando da importância de efetuar o pagamento em dia, a fim de que esse dinheiro seja aplicado em melhoria na escola.

Gostou do post? Então, não perca tempo e siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *