Home Gestão Escolar Veja os princípios da gestão democrática na escola

Veja os princípios da gestão democrática na escola

A gestão democrática na escola consiste em um modelo de gestão que busca a participação do coletivo no momento de realizar determinadas ações na instituição de ensino. Sendo assim, os professores, funcionários, gestores, alunos, familiares e colegiados podem opinar a respeito das decisões. Logo, isso permite que a escola seja um lugar mais aberto e democrático.

Nesse sentido, é válido ressaltar que a gestão democrática é regulamentada pela Lei nº 9.394, de dezembro de 1996, a chamada LDB, e pelo Plano Nacional da Educação (PNE). Hoje em dia, essa prática é uma tendência, uma vez que é a melhor forma de atender os anseios da comunidade escolar e alcançar os melhores resultados. Continue a leitura e saiba a respeito dos princípios da gestão democrática na escola!

Qual a importância da comunidade escolar?

Uma das principais funções de um gestor escolar é conversar e escutar a comunidade escolar. Como a instituição de ensino precisa cumprir com algumas exigências, é preciso entender as principais necessidades de seu público-alvo.

Nesse sentido, é fundamental garantir a participação e a opinião de todos os envolvidos na escola, para que exista um diálogo eficiente e seja possível tomar decisões assertivas. Quando a escola está aberta a escutar o próximo, é viável solucionar os diversos contratempos que podem surgir no ambiente, como a falta de interesse dos estudantes.

Quais os princípios que norteiam a gestão democrática?

Alguns princípios norteiam o funcionamento da gestão democrática na escola. Eles são essenciais, já que precisam garantir a satisfação de todos os envolvidos. Nesse contexto, saiba que é fundamental garantir a igualdade, a liberdade, a participação, a transparência, a divisão de responsabilidades e a descentralização das decisões.

Ao respeitar todos os princípios mencionados, a gestão consegue alcançar resultados satisfatórios. As escolas precisam estar abertas ao diálogo e à comunicação para conseguir progredir no mercado e formar jovens preparados para viver em sociedade.

Os professores têm um papel fundamental em uma instituição de ensino, pois são eles que têm contato direto com os alunos. Então, eles precisam ser ouvidos e valorizados. Eles conhecerão as principais dificuldades dos estudantes e, assim, poderão criar estratégias que contribuam para seu desenvolvimento. Dessa forma, eles precisam ser ouvidos nas reuniões, e os gestores precisam colaborar com sua função.

Como colocar em prática?

Há diversos processos para inserir a gestão democrática no ambiente escolar. Mas, antes de começar este processo, é preciso escutar e compreender as principais expectativas da comunidade escolar e realizar um planejamento estratégico para realizar ações satisfatórias.

É essencial que todos saibam qual o seu papel no processo da gestão democrática a fim de que consigam contribuir para a criação de bons projetos. Para que a comunidade fique por dentro, a escola pode usar os diversos canais de comunicação, podendo, assim, divulgar e explicar suas ações para os responsáveis e alunos, por exemplo.

É preciso ressaltar que todos os pontos abordados e definidos na gestão democrática escolar precisam estar presentes no PPP (Projeto Político Pedagógico), visto que é esse documento que direciona as ações dos professores e colaboradores da instituição.

Saiba que os princípios da gestão democrática podem ser colocados em prática em diversas situações, como nos conselhos participativos, reuniões com os responsáveis, assembleias, conselho de classe, avaliação institucional participativa, entre outros eventos que envolvam a comunidade escolar.

Quais os seus benefícios?

Ao aderir a uma gestão democrática, sua escola apresenta diversos benefícios. Afinal, essa é uma estratégia eficiente para garantir resultados promissores. Veja como ela pode ajudar sua instituição a progredir!

Aumento do nível de satisfação

Uma gestão democrática é capaz de aumentar significativamente o nível de satisfação dos alunos, responsáveis e colaboradores. Isso porque garante que todos da comunidade consigam expressar seus desejos e entrem em um acordo que satisfaça todos os lados. Assim, é possível criar ações que sejam eficientes dentro e fora da instituição.

Desenvolvimento de competências socioemocionais

Para garantir alunos preparados e capacitados, é essencial desenvolver neles as competências socioemocionais, já que assim eles conseguirão lidar melhor com os conflitos que podem surgir ao seu redor. Ao realizar uma comunicação com os estudantes e entender suas necessidades, eles compreendem a importância do diálogo para resolver possíveis conflitos.

Transparência na tomada de decisões

É fundamental sempre deixar todos os envolvidos na instituição conscientes de tudo que ocorre na gestão da escola como um todo, para que não existam maiores surpresas. A escola que se preocupa com um ensino de qualidade deve garantir uma boa relação entre o gestor e a comunidade.

Dessa forma, é necessário ressaltar que, quando as decisões são tomadas de forma coletiva, tudo fica mais claro. É primordial ser transparente com os alunos, colaboradores e responsáveis. Logo, qualquer ação precisa ser divulgada pelas ferramentas de comunicação.

Boa relação entre a família e a escola

Ao garantir uma gestão democrática, a escola consegue estreitar as relações com os responsáveis pelos alunos. Para que isso ocorra, é necessário garantir a participação deles nas reuniões. Essa pode ser uma tarefa complicada, pois nem todos apresentam interesse pelo assunto, mas é preciso sempre conscientizá-los da importância de participar da vida estudantil das suas crianças e adolescentes.

Como fazer uma gestão democrática?

Para conseguir aplicar a gestão democrática em sua escola, no primeiro momento, é preciso determinar as metas e os objetivos que devem ser alcançados durante o ano letivo. Em seguida, escutar todas as demandas da comunidade escolar e da sociedade. Desse modo, é possível traçar estratégias que visam garantir uma boa gestão na instituição de ensino.

Portanto, para garantir a criação de um bom PPP, é preciso ter uma gestão democrática na escola, já que será possível entender a realidade dos alunos. Com esse modelo de gestão, é viável aproximar os alunos da escola e, consequentemente, deixá-los mais motivados.

Quando se garante um ambiente democrático, a instituição consegue se aproximar mais da comunidade. Todos os envolvidos com a escola têm um papel fundamental e precisam ser ouvidos para que a escola acompanhe as mudanças presentes na sociedade.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *