Home Notícias Tecnologia e habilidades socioemocionais pesam na decisão sobre a escola dos filhos

Tecnologia e habilidades socioemocionais pesam na decisão sobre a escola dos filhos

Com a pandemia, novos fatores passaram a ser ainda mais ponderados na hora de escolher a escola para os filhos. Apesar da retomada do ensino presencial ainda em 2021, algumas heranças do ensino on-line devem permanecer como critérios para de optar por uma instituição de ensino.

Escolas que estejam adaptadas, tanto em infraestrutura quanto em metodologia, podem se destacar na lista dos prós para decisão. O olhar integral para o aluno, como ensino de habilidades socioemocionais, e plataforma tecnológica têm sido características procuradas nas secretarias durante o período de matrículas.

De acordo com Adriana Gobbo, coordenadora da educação infantil do Colégio Montessori, associado à Inspira Rede de Educadores, além do método pedagógico, a escola precisa estar em sintonia com valores dos pais. “A escola deve formar o aluno tanto para o universo acadêmico, quanto suas habilidades linguística e socioemocional. Este aluno precisa desenvolver resiliência, agilidade, autonomia. Deve se relacionar, trabalhar em grupo, pensar estrategicamente, para que se tornar protagonista do seu aprendizado”, avalia Adriana.

Acolhimento

Já Waleska Brito, coordenadora da Educação Infantil do Colégio Contemporâneo, também associado à Inspira Rede de Educadores, reforça a importância de um espaço que permita desenvolver as habilidades ligadas ao lúdico que invista na convivência entre os alunos e expanda diversidade de linguagem. “É fundamental que a criança brinque, participe de diferentes atividades, explore novos espaços e descobertas, possa colocar a mão na massa avalia Waleska.

A tecnologia e o engajamento dos alunos

Alexandre Sayão, CEO da Plataforma A+, hub de soluções integradas que simplifica o sistema de administração escolar e de gestão de conteúdo estudantil, avalia ainda que não é mais possível recuar os avanços conquistados no último ano. “A escola precisa estar adaptada para atender o aluno tanto no formato on-line quanto dentro da sala de aula. Até porque, mesmo com o avanço da vacinação, ainda há registro de casos e as próprias escolas recorrem ao ensino remoto para seguir o calendário de quem retomou o presencial”, afirma.

Sayão reforça a importância de estar atento aos recursos tecnológicos que a escola oferece na hora de decidir e salienta que a transmissão em tempo real das aulas é fundamental para manter o engajamento dos alunos. “Os alunos têm acesso a conteúdo elaborado por especialistas, além de um acervo de milhares de títulos, crônicas, jornais e tirinhas. Aplicamos simulados e avaliações a partir de um banco de dados com milhares de questões e funcionalidades como correção automática. Outro diferencial é nosso ambiente de inteligência pedagógica, com relatórios de engajamento e de desempenho dos alunos, com distinção por série, turma, professor ou disciplina, comenta Sayão.

Fonte: Exnews do Escolas Exponenciais

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *