Home Gestão Escolar Case de sucesso: conheça o Colégio Physics, escola que faz parte da Inspira Rede de Educadores

Case de sucesso: conheça o Colégio Physics, escola que faz parte da Inspira Rede de Educadores

As fortes transformações do setor educacional desafiam as instituições a apostarem cada vez mais em inovação e tecnologia. Foi com esse propósito que o Colégio Physics se uniu à Inspira Rede de Educadores e, hoje, pode crescer e ainda ajudar outras escolas.

Com o tempo, a Inspira Rede de Educadores conseguiu construir uma forte base para que o Colégio Physics pudesse superar os seus problemas de ordem administrativa e dar continuidade à sua expansão.

Mas é claro que nada disso aconteceu magicamente. Foram anos de aprendizado e novas estratégias desde o encontro da escola com a Inspira. É por esse motivo que decidimos escrever este artigo. Nas próximas linhas, vamos falar sobre as melhores práticas que implementamos para ajudar o Colégio Physics a apostar em inovação.

Além disso, compartilharemos os desafios dessa parceria e os resultados obtidos pela escola. Para isso, vamos contar com o depoimento de Fabrício Alves, fundador, e professor do Colégio Physics, e Diretor Regional da Inspira Rede de Educadores. Confira este case de sucesso!

A história do Colégio Physics

O Colégio Physics é uma instituição de ensino de referência cujo foco é educar seus alunos a partir de uma perspectiva humana, valorizando princípios como senso crítico, cooperativismo e inovação.

Mas nem sempre foi assim. O professor Fabrício Alves conta que o Colégio Physics nasceu com outros propósitos no mercado educacional, atuando apenas como um cursinho específico de Física voltado para alunos em preparação para o vestibular, principalmente os vestibulandos do curso de Medicina.

Foram os resultados concretos obtidos com a qualidade do serviço que levaram o Physics a se tornar uma instituição de ensino completa.

“Já no primeiro ano de cursinho, conquistamos o 1° lugar em Medicina na Universidade Estadual do Pará. Esse resultado alavancou nossas matrículas e nos tornou referência na cidade. No ano de 2014, abrimos o ensino médio com todas as turmas lotadas.”

No final de 2017 e início de 2018, o Physics se associou à Inspira Rede de Educadores, o que permitiu a sua expansão.

O encontro com a Inspira Rede de Educadores

A parceria nasceu no Bett Brasil 2017, a edição nacional do maior encontro de tecnologia, educação e inovação da América Latina.

O CEO e fundador da Inspira Rede de Educadores, André Aguiar, apresentou a missão da Inspira para Fabrício Alves e, a partir daí, não demorou muito para que o sonho de André se tornasse o mesmo sonho do Colégio Physics.

Os desafios antes da parceria

Fabrício Alves conta que os maiores desafios vieram da capacidade de gestão. Aqui na Inspira, nós sabemos que esse é um desafio comum a todas as instituições de ensino, capaz de entrar em equilíbrio apenas com soluções inteligentes e personalizadas.

“Éramos quatro sócios e professores sem experiência em gestão empresarial. Com o nosso crescimento, os problemas começaram a aparecer. Problemas de orçamento, fluxo de caixa e inadimplência eram comuns. Tínhamos retiradas mensais sem um estudo ou planejamento sobre a saúde da empresa. O pedagógico ia muito bem, mas a gestão financeira estava péssima”.

As tarefas ligadas à administração demonstram a mesma importância dos desafios pedagógicos. Elas são uma parte fundamental dos bons resultados e estão na linha de frente no combate a problemas como evasão escolar e baixo engajamento da comunidade.

As melhorias com a ajuda da Rede de Educadores

Do ponto de vista operacional, a gestão escolar do Physics passou por mudanças profundas. Fabrício Alves listou todas elas:

  • implementação de processos em todas as áreas da escola;
  • criação de um planejamento orçamentário;
  • implementação de indicadores como Net Promoter Score (NPS), Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) e Pesquisa de Opinião Discente (PODi) ;
  • implementação de reuniões periódicas;
  • valorização dos colaboradores, com pagamento de bônus por desempenho;
  • implementação da Academia de Diretores e Coordenadores para treinamentos e atualizações;
  • construção de novas unidades: de 3 para 10 unidades em 4 anos.

A expansão do Physics permitiu que o corpo docente tivesse uma maior carga horária na escola. Hoje, há professores que, por opção, dedicam-se exclusivamente ao Physics. Nada disso seria possível sem a segurança financeira e emocional de fazer parte da rede nacional de educadores, como a Inspira.

Existem outras melhorias na área pedagógica do Physics que são fruto da associação com a Inspira, principalmente no que diz respeito ao acesso a tecnologias voltadas para a gestão educacional — o que, para o professor Fabrício, fez uma enorme diferença.

Veja, a seguir, quais foram as melhorias na área pedagógica do Physics:

  • aquisição de uma plataforma educacional completa;
  • construção do espaço maker nas escolas;
  • melhoria do material didático;
  • implementação da cultura olímpica nas escolas.

A mudança que fez a diferença no futuro do Colégio Physics

Antes da parceria, o Physics não contava com um planejamento orçamentário anual, o que colocava a gestão em sérios riscos financeiros. Foi aí que a Inspira Rede de Educadores passou a fazer a diferença nos rumos do colégio.

“Do nada, um sócio decidia mandar fazer 50 outdoors ou mandava fazer uma propaganda de TV, e lá se iam R$ 200K rápido. Só sabíamos quanto gastávamos com mídia e marketing no final do ano, quando o dinheiro faltava.”

Hoje em dia, conta Fabrício, o planejamento para todo o ano é feito com antecedência e, assim, evitam-se as surpresas desagradáveis.

Os maiores benefícios oferecidos pela Inspira Rede de Educadores

Fabrício  Alves ressalta a construção de uma gestão empresarial robusta, capaz de lidar com as novas demandas do mercado educacional. O Colégio Physics, segundo o diretor, deixou de ser uma empresa “familiar”, com diversos cargos ocupados pelo critério de parentesco, e passou a tomar decisões com base em dados e critérios mais técnicos.

Do ponto de vista pessoal, Fabrício relata a importância da parceria com a Inspira para seu desenvolvimento. De um professor sem experiência com gestão, o diretor do Physics decidiu, após a parceria, investir em um MBA em Gestão Empresarial e em uma pós-graduação para acompanhar e entender as mudanças.

O fundador do Physics decidiu se juntar ao protagonismo da instituição que ajudou a fundar e, a partir de então, crescer junto com a Inspira Rede de Educadores.

Os diferenciais da Inspira Rede de Educadores

Com quatro anos de atuação no mercado, a Inspira Rede de Educadores está presente em todas as regiões do Brasil. Amparada por valores diferenciados, como protagonismo, resiliência, interdependência, felicidade, justiça, curiosidade e simplicidade, a empresa trilha uma jornada pautada pela educação de excelência.

Hoje, consolidada como uma das três maiores operadoras de escola do país, a companhia é responsável pelo aprendizado de mais de 35 mil alunos, das 63 escolas integradas à rede. Sob o comando de um renomado time de educadores, que somam mais de duas décadas de experiência no setor, a empresa segue em pleno processo de expansão.

Reconhecida pelas práticas de excelência, a Rede é formada por instituições que inspiram pessoas e hoje é referência em educação diferenciada, formando pessoas apaixonadas por conhecimento, dentro de um ambiente acolhedor e inspirador para gestores, educadores e estudantes.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer o case de sucesso do Colégio Physics com a Inspira Rede de Educadores. Os resultados não seriam possíveis sem respeito aos valores, às metodologias e à reputação da escola. Com uma estratégia semelhante, sua instituição também pode crescer de forma sustentável.

Agora, mãos à obra! Caso você queira saber mais sobre como fazer parte da Inspira Rede de Educadores, pode entrar em contato conosco por aqui. Teremos o maior prazer em conhecer sua história!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *