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Educação socioemocional: entenda o que é e como desenvolvê-la em sua escola

Estabelecer metas, tomar decisões e sentir empatia pelos outros, são algumas das habilidades essenciais da educação socioemocional. Pensando nisso, muitas escolas estão investindo amplamente no desenvolvimento das competências sociais e emocionais dos seus alunos.

Continue a leitura a seguir e entenda como esse processo formativo pode ajudar crianças e jovens não apenas a desenvolverem as habilidades, mas também aprender a como utilizá-las ao longo de suas vidas. Vamos lá?!

O que é educação socioemocional?

A educação socioemocional é o ensino focado no desenvolvimento não apenas intelectual dos alunos, mas social e emocional também, a fim de que se tornem adultos seguros e preparados para gerenciar os desafios diários, construir relacionamentos sólidos e tomar decisões acertadas.

Entre as principais competências que devem ser estimuladas, nós podemos destacar:

  • a criatividade, que é a aptidão para criar e produzir novidades;
  • a colaboração, que é a capacidade de ajudar os outros;
  • o autoconhecimento, que é o fato de conhecer a si próprio e as suas particularidades e saber administrá-las;
  • a resiliência, que é saber administrar problemas e adequar-se às mudanças;
  • a inteligência emocional, que envolve ter ponderação e equilíbrio para resolver conflitos;
  • a empatia, que diz respeito a se colocar no lugar do outro;
  • o pensamento crítico, que é a capacidade de avaliar os fatos para desenvolver uma opinião.

Como promover a educação socioemocional na escola?

Para garantir uma formação em sua totalidade, tanto a escola quanto os educadores precisam usar métodos que possibilitem discutir as questões sociais e, assim, fazer com que os estudantes reconheçam as suas emoções e tenham um maior domínio sobre elas. Veja, a seguir, algumas etapas para trabalhar as competências socioemocionais na sala de aula.

Integre as competências socioemocionais ao currículo tradicional

A grade curricular tradicional deve ser ajustada para trabalhar as habilidades socioemocionais. Isso quer dizer que essas competências devem ser acrescentadas às disciplinas por meio de um planejamento focado em resiliência, autoconhecimento e empatia.

O alinhamento entre o ensino socioemocional e o ensino cognitivo reforça o potencial de aprendizado do estudante, visto que a junção colabora para uma formação completa do aluno, que não somente aprende os conteúdos programáticos, mas também compreende a importância de ser um cidadão consciente dos seus atos.

Use materiais adequados e modernizados

Outro ponto importante é cuidar dos recursos que serão usados para o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Dessa forma, o conteúdo didático também precisa estar ajustado às habilidades que devem ser trabalhadas para que funcione como um apoio no decorrer do processo de aprendizagem do aluno.

Os materiais que estão atualizados de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já incluíram assuntos que envolvem o ensino socioemocional e as tecnologias, considerando que os temas são as bases da educação no século XXI. Como, por exemplo, os livros didáticos passaram a mostrar cenários comuns no dia a dia do estudante, fazendo com que ele entenda o conteúdo, se identifique e se envolva com a atividade.

Desenvolva atividades inovadoras

Quando a aula é apenas expositiva, torna-se tediosa e não prende a atenção do aluno, que está familiarizado com o uso da tecnologia e de todos os estímulos visuais e sonoros que ela oferece. Sendo assim, é aconselhável investir em tarefas que fujam do convencional e tirem o estudante da rotina.

Atividades que envolvam filmes, músicas, livros e ferramentas diferentes ajudam a conhecer novos assuntos, estimulando a compreensão, a empatia e a consciência de que há outras experiências socioemocionais que devem ser respeitadas. Por meio de tarefas em grupo, em que os alunos precisam interagir com os seus colegas para alcançar o mesmo objetivo, por exemplo, eles passam a entender as próprias emoções e as de quem está ao seu redor. Essa troca de experiência aperfeiçoa o senso de colaboração e o de ponderação, a inteligência emocional e o pensamento crítico.

Use a pedagogia afetiva

No atual universo tecnológico, as metodologias de aprendizagem que valorizam o lado humano merecem destaque. Preparar os jovens para a vida adulta, sobretudo para o mercado de trabalho, fará com que se tornem pessoas com uma boa inteligência emocional e com mais facilidade para gerenciar conflitos em cargos de liderança.

Dessa forma, a pedagogia afetiva é um excelente método a ser inserido nas aulas, visto que prioriza as relações afetivas como um ponto essencial para uma aprendizagem de qualidade. Nela, cada estudante é reconhecido como um indivíduo com necessidades e emoções únicas, que está em formação e que necessita de um ambiente saudável e confortável para impulsionar a sua criatividade.

Quais são os benefícios de aplicar a educação socioemocional na escola?

Se você deseja incluir a aprendizagem socioemocional na sala de aula, saiba que há uma série de vantagens significativas em inserir o modelo de ensino na grade curricular. A seguir, listamos algumas das principais.

Otimização do desempenho dos alunos

As habilidades socioemocionais incentivam e possibilitam que os alunos tenham um melhor desempenho acadêmico. Algumas delas incluem planejamento, estabelecimento de metas, organização, resolução de problemas, administração do tempo, cooperação, trabalho em grupos e muito mais.

Melhora do relacionamento interpessoal

Essa abordagem ensina a trabalhar em equipe com colaboração, pois, para terem sucesso agora e no futuro, os alunos devem aprender a atuar de forma cooperativa uns com os outros. As habilidades socioemocionais fazem com que os estudantes aprendam como agir com os seus pares ou em grupos. Isso inclui solucionar problemas por meio de discordâncias, trabalhar com pessoas que não são partes do círculo de amigos, ser um bom integrante de equipe e mais.

Incentivo à empatia

A empatia é uma das habilidades sociais mais importantes e, muitas vezes, esquecidas. É necessário ensinar às crianças e aos jovens como lidar com os pensamentos e os sentimentos das outras pessoas. Uma vez que eles podem fazer isso, conseguem resolver conflitos com colegas, manter relacionamentos e ser gentis uns com os outros.

Auxílio aos alunos no estabelecimento e no cumprimento de metas

Uma parte fundamental da autogestão é desenvolver metas específicas e mensuráveis ​​para o futuro. A criação de metas é importante em várias etapas da vida, tanto para melhorar a nota em Matemática quanto para conseguir o emprego dos sonhos.

Ao desenvolver a educação socioemocional na sala de aula, você contribuirá para que os seus alunos tenham sucesso na escola, na carreira e na vida. Além disso, eles serão adultos que desenvolverão relacionamentos mais saudáveis, embasados no respeito e na compreensão, o que influencia diretamente a capacidade de superar frustrações e limitações.

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