Home Blog Joísa de Abreu: amor pela educação que veio de família
MULHERES-INSPIRADORAS

Joísa de Abreu: amor pela educação que veio de família

Se há um setor onde as mulheres são protagonistas, esse setor é o da educação. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), elas são maioria entre estudantes e docentes e lideram os índices relacionados a cargos de gestão e à participação em avaliações. 

Conheçam um pouco mais de Joísa de Abreu, diretora de Ensino do Colégio Magnum Cidade Nova. 

Como tudo começou

Joísa chegou ao Colégio Magnum Cidade Nova, em 2007, como supervisora do 7º Ano do Ensino Fundamental (na época, 6º Ano/9). De lá para cá, passou pela Supervisão da 2ª Série do Ensino Médio, pela Gestão Pedagógica da Educação Infantil até o 5º Ano-E.F. (atuando como líder da equipe de coordenadores) e pela Coordenação de Ensino do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, até chegar à Direção de Ensino do Colégio, cargo que ocupa atualmente.

 O amor pela profissão veio dos pais, que também são educadores. O pai, João Bosco, foi professor de História e diretor de uma grande escola durante mais de 30 anos e a mãe, Maria Isabel, dava aulas de Literatura. “Sempre vivi e respirei esse mundo da educação. Meus pais me inspiraram e abriram as portas para mim nesse campo”, diz. 

Para Joísa, os últimos anos foram de uma transformação intensa, principalmente no que diz respeito à tecnologia. “A pandemia acelerou um processo que já estava em andamento, mas ainda era insipiente”, afirma. Ela vê as mudanças com bons olhos, mas ressalta a importância do espaço físico da escola. “É lá que a educação acontece de fato. A tecnologia deve ser uma ferramenta para potencializar o aprendizado do aluno nesse espaço escolar que, para mim, é sagrado.”

Mulheres na educação

Apesar dos números favoráveis relativos à presença de mulheres no setor de educação, Joísa ressalta que ainda é preciso avançar quando se trata dos cargos de gestão. “Nós, mulheres, temos muito a agregar para as instituições, principalmente nos postos de liderança”, afirma.

Ela conta que enfrentou situações machistas quando começou sua carreira, há 25 anos, mas acredita que o cenário será mais favorável às mulheres das próximas gerações. “O que eu percebo, lidando com as jovens ainda em formação na escola, é que elas estão, cada vez mais, tomando consciência da sua importância e da necessidade da ampliação do seu papel na sociedade”, diz. 

#FicaaDica

Há 25 anos trabalhando no setor de educação, Joísa tem muito o que compartilhar. Por isso, pedimos algumas dicas para as profissionais que querem crescer como educadoras.

1- Como conciliar a carreira na educação com a vida pessoal?

Não é fácil, mas é fundamental dar atenção também a outros campos da vida que não somente ao profissional. Sou rigorosa e disciplinada com relação ao meu tempo e penso muito no presente. Durante o trabalho, exerço com plenitude todas as funções relativas a ele. E, se estou com minha família, preciso exercer em sua plenitude todas as experiências e papéis enquanto esposa, mãe e filha.

2- Como se manter atualizada em um setor em constante transformação, sobretudo nos últimos anos?

A única forma de se manter atualizada é estudando. Sempre procuro realizar cursos de capacitação, agregar ainda mais formações à minha experiência profissional e é dessa forma que me atualizo. Hoje em dia é fácil ter acesso a cursos on-line de excelente qualidade, além de palestras e livros. 

3- Como manter o lado humano, mesmo com o foco em resultados?

Processos só existem porque há pessoas por trás deles. São as pessoas que fazem a diferença. Como líder acredito muito no desenvolvimento da equipe através de uma gestão cuidadosa que acontece por meio de uma escuta ativa, de um olhar atento para a necessidade do outro. A instituição deve proporcionar um espaço em que as pessoas se sintam seguras e, assim, possam desenvolver ao máximo seu potencial. Os resultados alcançados são consequência de uma gestão de pessoas de qualidade. 

4- O que você diria para quem está começando na carreira? 

Um conselho que dou é: invista em você. Estude, se desenvolva, nunca ache que está pronta, conheça seus talentos, busque aprimorar seus pontos de atenção e procure sempre aprender cada vez mais. Nunca desista. Haverá percalços, mas seja resiliente. E sempre dê o seu melhor. Persiga a excelência. Não se esqueça de reservar um tempo para cuidar de si e do que é importante para você. Ame a si mesma e se respeite acima de tudo para que consiga respeitar o próximo. 

A pessoa por trás da profissional

Fora da escola, Joísa é mãe da Ana Clara, de 18 anos, e da Beatriz, de 15 anos. “Ser mãe é a minha missão de vida”, afirma. É, também, esposa do Abreu, seu grande amor, com quem está casada há 21 anos. 

Para espairecer, gosta de cuidar do jardim. O hábito surgiu durante a pandemia, quando sentiu a necessidade de ter mais contato com a natureza e resolveu seguir o exemplo da mãe, que sempre gostou muito de jardinagem. 

A mãe, inclusive, é a sua grande inspiração como mulher. “Pela sua amorosidade, pela sua inteligência, por ser muito estudiosa e por trabalhar sempre em prol daqueles mais necessitados, ela é a mulher que me inspira todos os dias”, ressalta. 

Em seus momentos de lazer, Joísa gosta de ir à casa dos amigos para bater papo e de se divertir com o marido e as filhas. O programa preferido da família é assistir a filmes de aventura e animação e séries de mistério em canais de streaming.

Seu livro de cabeceira é Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, do escritor americano Stephen R. Covey. “É um livro que me norteou muito numa fase da minha vida e passou a ser uma referência constante”, diz. 

Quando perguntada sobre o que não abre mão como mulher, Joísa elenca suas prioridades: “respeitar e ser respeitada, defender meus valores pessoais e ter tempo para me cuidar e cuidar da minha família. Isso para mim são questões inegociáveis.”

E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Joísa? Então, fique ligado que teremos mais artigos apresentando outras mulheres de sucesso que atuam em nossas escolas.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *