Home Performance Pedagógica Ensino adaptativo: o big data a serviço da educação!

Ensino adaptativo: o big data a serviço da educação!

Os métodos de aprendizagem tradicionais nem sempre se mostram eficientes para todos os alunos, uma vez que cada pessoa aprende de forma diferente. Essa constatação abriu espaço para novas metodologias, como é o caso do ensino adaptativo, que une personalização e tecnologia para contemplar as peculiaridades de cada estudante.

Um dos pilares do ensino adaptativo é o big data, que se baseia nos dados gerados pelas interações dos alunos com as plataformas digitais, para apontar quais são os seus pontos fortes e necessidades ao longo do seu processo de aprendizagem. Neste post vamos mostrar como funciona o ensino adaptativo e por que o big data pode potencializá-lo. Confira!

O que é ensino adaptativo?

O ensino adaptativo é definido como uma metodologia que faz uso de softwares e ferramentas tecnológicas como suporte para viabilizar o ensino interativo. Ele recebe esse nome pelo fato de adaptar a apresentação das disciplinas conforme as necessidades de aprendizagem de cada discente.

Para tanto, considera o nível de habilidade do aluno quanto à matéria lecionada, ao conteúdo a ser aprendido e ao material utilizado. Todo esse processo ocorre por meio de uma plataforma de estudos disponibilizada aos estudantes.

Basicamente, as plataformas implementadas interagem com os alunos por meio das aulas, atividades e simulados que oferecem. A partir daí, elas fazem o mapeamento dos seus pontos fracos e fortes, além de eventuais lacunas existentes na aprendizagem de um determinado conteúdo. Após obter esses dados, os sistemas indicam o roteiro de conteúdos mais adequado para o perfil do estudante.

Como o big data beneficia a educação?

Bastante utilizado no mundo dos negócios, o big data também chegou na área da educação. O conceito consiste em uma área do conhecimento que trata, analisa e obtém informações extraídas de um conjunto de dados grandes, que não poderiam ser analisados por softwares convencionais.

No ensino adaptativo, o big data funciona a partir da coleta das informações provenientes das interações do aluno com as plataformas de estudo. Veja quais são os benefícios para a educação.

Possibilita a personalização da aprendizagem

A aplicação do ensino adaptativo ajuda o professor a entender o processo de aprendizagem dos seus alunos de forma individual. Com isso, o estudante é colocado como protagonista do seu próprio aprendizado, já que o educador o enxerga por completo e, assim, pode optar por abordagens que realmente supram as suas necessidades.

Traz flexibilidade

O conhecimento sobre o aluno proporcionado pelo ensino adaptativo traz flexibilidade para o professor. Isso porque o educador pode intervir na aprendizagem do estudante, conduzindo o seu aprendizado de acordo com as suas necessidades educacionais. Portanto, as aulas podem ser planejadas com direcionamentos individuais, levando em consideração as demandas identificadas no decorrer dos conteúdos lecionados.

Torna a aprendizagem mais atrativa

Quando não consegue acompanhar o ritmo da turma e atingir os resultados propostos pelo professor, a tendência é que o estudante se sinta desmotivado e tenha ainda mais dificuldades para aprender. Por outro lado, a personalização do ensino torna a aprendizagem mais ativa e atrativa, motivando e engajando os alunos.

Como adotar o ensino adaptativo na sua escola?

Como acontece com toda mudança, a transição da educação tradicional para o ensino adaptativo requer um planejamento para que ocorra de forma eficiente. O primeiro passo é investir em plataformas digitais, que são a base para a aplicação do ensino adaptado ao aluno.

Outro ponto importante é capacitar os educadores para que aprendam a lidar com a nova metodologia. Vale ressaltar que ela não vai substituir o professor, mas sim servir de suporte pedagógico para que o profissional conheça melhor o seu estudante e guie a aprendizagem conforme as necessidades dele.

Por último, é preciso conscientizar os alunos sobre o método, explicando como funciona e os benefícios que trará para cada um, além de ensiná-los a interagir com as plataformas disponibilizadas de maneira proveitosa.

Ao se valer do big data, o ensino adaptativo coleta dados contínuos sobre o desenvolvimento e evolução dos alunos, permitindo que os educadores façam um acompanhamento individual e preciso. Na prática, isso contribui para uma aprendizagem orientada às peculiaridades do estudante, ou seja, elimina os obstáculos da sua jornada de conhecimento e potencializa o seu desempenho.

Achou este post interessante? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *