Home Blog Escola e redes sociais: como aproveitar os benefícios?
Escola e redes sociais: como aproveitar os benefícios?

Escola e redes sociais: como aproveitar os benefícios?

As redes sociais se infiltraram em todos os aspectos de nossas vidas nos últimos tempos e mudaram também a forma como o sistema educacional funciona. Tanto os educadores como os funcionários da administração escolar utilizam as ferramentas para aprimorar as atividades em sala de aula e a comunicação.

Além de otimizar as atividades cotidianas das escolas, elas também podem ser usadas como uma forma de facilitar o processo administrativo e melhorar a reputação online na escola. A seguir, detalharemos as vantagens que as instituições de ensino podem ter ao investirem na relação escola e redes sociais. Vamos lá?

Qual é a relação entre a escola e as redes sociais?

Em um nível básico, as mídias sociais oferecem às escolas uma maneira inestimável de melhorar a comunicação entre pais e professores, alcançando as famílias dos estudantes em plataformas onde muitos deles provavelmente já passam bastante tempo.

Entre outros benefícios, podemos citar também os seguintes.

Melhoram a relação com os alunos

O uso das mídias sociais também facilita a comunicação com os alunos, que podem não falar com os pais sobre informações enviadas para casa e não verificam o e-mail da instituição de ensino com a frequência que deveriam.

Além de que, é uma oportunidade de fazer com que os estudantes ouçam sobre questões que afetam toda a escola, como não desperdiçar papel de impressora ou recolher lixo. Com as redes sociais, é possível tornar a mensagem mais significativa.

Constroem o senso comunitário

As plataformas sociais também oferecem às instituições de ensino a chance de promover o senso de comunidade. Não apenas com pais, alunos e professores, mas também familiares como tias, tios e avós, bem como cidadãos locais que muitas vezes querem contribuir com determinados eventos escolares, aulas ou participar de jogos.

Conscientizam sobre problemas locais

O perfil de uma escola na rede social pode ser usado para difundir a conscientização sobre questões e causas locais. É possível ganhar seguidores por meio dos atuais alunos, familiares, ex-alunos e cidadãos locais e usar esse poder para promover uma mobilização sobre ações sociais locais, por exemplo.

Passam uma imagem positiva para a marca

É importante investir no marketing e branding para proteger a reputação. Uma instituição de ensino deve ser conhecida como um lugar seguro e positivo, e não um lugar a ser evitado.

As mídias sociais podem ser orientadas e cultivadas para proporcionar melhores resultados de aprendizagem e consciência crítica, além de que possibilitam aos alunos terem mais liberdade para se conectar, colaborar fora da sala de aula e experimentar o mundo conectado globalmente antes de entrar no mercado de trabalho.

E para implementar o uso das ferramentas digitais na escola, é necessário:

  • conhecer as redes sociais;
  • saber quais as mais usadas pela comunidade escolar;
  • ter um planejamento.

As plataformas sociais e a tecnologia são partes integrantes de nossas vidas diárias e implementá-las na sala de aula parece mais natural do que nunca. Substituir os métodos tradicionais de aprendizagem pode ampliar a expressão criativa dos alunos e envolvê-los para participarem mais nas aulas.

Gostou deste conteúdo sobre escola e redes sociais? Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades sobre o assunto: Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube.

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *