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Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil

Quando se fala em ensino para crianças, é necessário ter em mente que isso vai além da transmissão de conhecimentos. É exatamente isso que dizem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que orientam os processos de aprendizagem das instituições de ensino no Brasil.

Um dos princípios da BNCC é desenvolver as crianças não apenas como alunos, mas também como indivíduos e cidadãos. O documento defende que também é possível educar por meio da brincadeira. Quer saber mais sobre o assunto?

Neste post, vamos explicar quais são os direitos de aprendizagem na educação infantil e como colocá-los em prática. Confira!

O que é a BNCC?

A BNCC é um documento do Plano Nacional da Educação, previsto pela Constituição Brasileira de 1988. Com um caráter normativo, ela foi aprovada em 2017 pelo governo brasileiro, contendo um conjunto de componentes curriculares que objetivam a aprendizagem e desenvolvimento das crianças no país.

De forma direta, pode-se dizer que a BNCC determina o desenvolvimento de competências gerais que se relacionam entre si e com os componentes curriculares que compõem a educação básica. Assim, os alunos adquirem conhecimentos e habilidades, além de valores e atitudes que contribuem para a sua formação enquanto cidadãos.

Sendo assim, o documento ressalta que as escolas devem trabalhar os eixos estruturais da educação infantil (interagir e brincar), respeitar os direitos de aprendizagem da criança e oferecer campos de experiência. Isso ajuda os pequenos a desenvolverem competências que serão utilizadas por toda a vida.

Quais são os direitos da aprendizagem e desenvolvimento da educação infantil segundo a BNCC?

Com o intuito de proporcionar uma formação completa, a BNCC definiu seis direitos de aprendizagem para crianças que devem ser trabalhados ao longo da creche e pré-escola. Esses direitos têm como finalidade assegurar que os estudantes aprendam em um contexto em que consigam participar ativamente do ambiente escolar, se deparando com desafios que estimulem a sua evolução. Veja quais são os seis direitos da BNCC.

Conviver

É direito dos pequenos conviver com outras crianças e adultos, seja em grupos pequenos ou grandes, e utilizar linguagens variadas. Desse modo, eles poderão ter um maior conhecimento sobre si e do outro, além de aprenderem a respeitar a cultura e as diferenças que existem entre os indivíduos.

Brincar

A BNCC prevê que os alunos infantis devem brincar todos os dias, de diversas maneiras, em espaços e tempos diferentes, com parceiros (crianças e adultos) diversificados. Esse direito amplia o acesso do discente às produções culturais, sua imaginação, conhecimentos e criatividade. Ainda, gera novas experiências sensoriais, corporais, cognitivas, expressivas, emocionais, sociais e relacionais.

Participar

Todos os alunos devem participar de forma ativa, com crianças e adultos, do planejamento da gestão proposta pela escola, das atividades trabalhadas pelos educadores e das tarefas que fazem parte da vida cotidiana, como escolher materiais, tipos de brincadeiras, jogos e ambiente escolar, o que os ajuda a desenvolver as suas linguagens, aprender a decidir e ter posicionamento.

Explorar

Trata-se do direito de explorar gestos, movimentos, formas, sons, cores, texturas, palavras, transformações, histórias, emoções, objetos e elementos da natureza que se encontram dentro e fora da instituição de ensino. Quanto mais explora o que está ao seu redor, maiores serão os saberes do estudante sobre a cultura em diferentes perspectivas, como escrita, artes, tecnologia e ciência.

Expressar

Nas aulas e demais atividades realizadas na escola, as crianças têm o direito de se expressar, atuando como sujeito dialógico, sensível e criativo, capaz de manifestar as suas emoções, necessidades, descobertas, opiniões, dúvidas, hipóteses e questionamentos, a partir do uso de diferentes linguagens.

Conhecer-se

Para um ensino de qualidade e saudável, os pequenos deverão ter a oportunidade de construir a sua identidade pessoal, cultural e social, de modo que desenvolvam uma imagem positiva sobre si e sobre os grupos aos quais pertencem.

Por que é importante garantir esses direitos?

Criar mecanismos que assegurem o direito à aprendizagem e a educação infantil é fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças nos primeiros anos de vida. Eles se referem ao conjunto de necessidades e oportunidades que devem ser garantidas para que eles possam aprender de maneira saudável e plena. Veja, a seguir, quais as principais razões para garantir esses direitos.

Desenvolvimento Integral

Os anos iniciais de vida são determinantes para o aprimoramento físico, cognitivo, social e emocional das crianças. Assim, ao garantir todos esses direitos, você permite que as crianças tenham a oportunidades de crescer de forma equilibrada nas demais áreas relevantes de sua vida.

Base para o aprendizado futuro

A educação infantil de qualidade fornece o alicerce necessário para o aprendizado futuro dessa criança. As habilidades e conhecimentos obtidos durante essa fase formam a base sobre a qual os pequenos construam a sua própria compreensão do universo. Assim, o impacto desse cuidado não é apenas momentâneo, mas se mantém por toda a vida.

Estímulo à criatividade

A educação infantil estruturada é fundamental para estimular a curiosidade natural das crianças, além de fornecer incentivos para sua criatividade. Isso permite que elas desenvolvam habilidades de resolução de problemas, um pensamento crítico e uma visão única da realidade.

Desenvolvimento social e emocional

A inteligência social e emocional é amplamente valorizada, especialmente pela sua importância na hora de lidar com problemas inerentes da vida adulta. Esse tipo de habilidade é desenvolvida nas fases iniciais de aprendizado, por meio de atividades que estimulam a empatia, regulação emocional, cooperação e trabalho em equipe. Portanto, garantir os direitos à aprendizagem também faz com que a criança cresça de maneira mais segura, estável e com capacidade de gerir suas emoções.

Como colocar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil em prática?

Há diferentes formas de colocar os seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil em prática. Porém, é necessário dizer que não existe uma fórmula pronta a ser seguida, uma vez que cada escola e turma têm as suas particularidades — questão que deve ser levada em consideração para que os educadores façam uma abordagem mais acertada.

Faça brincadeiras que valorizem o aprendizado

O ideal é que o professor busque realizar brincadeiras que sejam capazes de valorizar o aprendizado, sem que isso implique reduzir o lazer e a diversão que elas devem proporcionar.

Na disciplina de Matemática, por exemplo, o docente não necessariamente precisa dizer aos seus alunos que está os ensinando a fazer contas de adição. Basta criar brincadeiras que os estimulem a somar. Desse modo, ao progredirem para o Ensino Fundamental, já terão uma noção do conteúdo que vão estudar. Além disso, tendem a ter mais motivação e melhorar o desempenho durante as atividades escolares.

Conte histórias

Outra possibilidade interessante é apostar na contação de histórias, permitindo que os pequenos tenham contato com outros mundos, além de serem estimulados a ouvir com atenção, interpretar e imaginar.

Por exemplo, nas aulas de português, você pode incentivá-los a criar a sua própria história e contar para os demais colegas. Assim, eles exercitam a criatividade e também a comunicação, aptidão essencial para o futuro deles.

Sem falar que essa prática também ajuda a engajar os alunos, fomentar o trabalho em equipe e fugir de atividades entediantes e que podem dispersar a sua atenção. Consequentemente, as chances de ter alunos protagonistas é maior.

Envolva os pais e responsáveis

Contar com o auxílio dos pais e responsáveis no processo de desenvolvimento na educação é mais um ponto importante que não deve ser deixado de lado. Por isso, é importante adotar algumas medidas.

Por exemplo, ter uma comunicação clara e aberta com eles é primordial para compreender as dificuldades das crianças e melhorar o processo de aprendizado. Por isso, busque canais que simplifiquem esse diálogo. Além disso, fazer eventos que envolvam os pais e responsáveis no processo de evolução dos filhos é mais uma prática que vai gerar ótimos resultados para o desenvolvimento das crianças.

Acompanhe o progresso

Adotar maneiras de mensurar o avanço das crianças também é importante. Há diversas formas de fazer isso proporcionando diversão e conhecimento aos alunos. Por exemplo, você pode adotar a gamificação e mensurar os resultados obtidos pelas crianças.

Essa prática vai permitir que as dificuldades dos pequenos sejam entendidas de forma muito mais simples. Com isso, é possível adotar novas estratégias para ajudá-los no desenvolvimento e aprendizado.

Use a tecnologia

Segundo as especificações da BNCC, a adoção da tecnologia é uma importante iniciativa para auxiliar no desenvolvimento da educação infantil. Partindo desse princípio, é necessário que as escolas passem a enxergar as ferramentas tecnológicas como aliadas do ensino, já que podem ser facilitadoras do processo de aprendizagem.

Para orientar as escolas quanto ao uso da tecnologia, a BNCC diz que os recursos digitais de comunicação e informação devem ser utilizados pelos educadores como suporte para ajudar os alunos a solucionarem problemas do cotidiano, de maneira que possam adquirir e aprimorar a sua capacidade de ética e reflexão.

O primeiro contato da criança com a escola pode ser decisivo para o sucesso da sua vida acadêmica. Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil servem, justamente, para garantir as condições necessárias para que os estudantes estimulem o seu intelecto e valores enquanto cidadãos, a fim de que atribuam significados sobre si e a sociedade e, assim, tenham mais facilidade para interagir, conviver e aprender.

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