Home Gestão Escolar Biossegurança na escola: 4 dicas para controlar e eliminar os riscos

Biossegurança na escola: 4 dicas para controlar e eliminar os riscos

Devido às múltiplas interações que ocorrem no interior dos espaços escolares, as instituições de ensino são locais oportunos para a disseminação de doenças contagiosas entre os alunos.

A adoção de protocolos de biossegurança na escola sempre foi uma ação fundamental para garantir a preservação da saúde de todos, tendo se tornado ainda mais importante no atual contexto. Isso acontece porque o conceito sugere a incorporação de medidas de conscientização, prevenção e combate a potenciais riscos à comunidade escolar.

A seguir, entenda mais sobre o que é biossegurança e qual a sua importância, além de conferir 4 dicas de como controlar e impedir possíveis ameaças em seu colégio. Continue a leitura e confira!

O que é biossegurança e qual a sua importância para o ambiente escolar?

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o conceito de biossegurança se refere a um conjunto de ações designadas para minimizar, combater e eliminar riscos intrínsecos a algumas atividades com potencial de comprometimento à saúde dos envolvidos.

Sendo assim, a biossegurança faz referência tanto aos protocolos sanitários, quanto às medidas de conscientização e prevenção que visam garantir a segurança e o bem-estar de uma população pertencente a um determinado ambiente.

No interior dos estabelecimentos de ensino, esse tipo de cuidado se faz ainda mais necessário, visto que nesses espaços ocorrem variadas formas de interação social, o que implica em maiores chances de contaminação, por exemplo.

Como adotar medidas de biossegurança na escola?

Conforme vimos, os procedimentos de cuidado sanitário são essenciais para combater riscos à saúde dos membros da comunidade escolar, tais como a infecção por vírus ou bactérias. Mas, afinal, como incorporar a biossegurança no cotidiano das escolas e garantir a segurança nas atividades presenciais? Abaixo, separamos 4 dicas para você!

1. Estabeleça os protocolos

Para que sejam permitidas as atividades presenciais ou híbridas, a gestão escolar deve estabelecer previamente quais serão as ações adotadas. Como exemplo, podemos citar a forma como a higienização deve ser feita, quais as normas para entrada e circulação dos alunos e colaboradores e, principalmente, como informar o público-alvo.

Fique atento, pois os protocolos devem seguir, de modo rigoroso, as orientações sanitárias.

2. Conscientize a comunidade escolar

A manutenção da biossegurança no interior das instituições de ensino exige esforços de todos os envolvidos no processo educacional: alunos, pais, professores, gestores e demais colaboradores.

Dessa forma, é necessário trabalhar firmemente na educação e conscientização de toda a comunidade escolar no que diz respeito aos protocolos de biossegurança. Campanhas, eventos, abordagem em sala de aula e cartazes espalhados pelas dependências do colégio são maneiras bem eficientes de orientar a todos.

3. Providencie EPIs e EPCs

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) são indispensáveis para garantir a segurança de todos. Portanto, invista no fornecimento dos primeiros para sua equipe e deixe os segundos disponíveis, visíveis e espalhados pelas dependências do colégio.

4. Determine uma rotina de esterilização dos espaços

A esterilização envolve mais do que rotina de faxina habitual. Além da necessidade de ser feita com maior frequência (a cada troca de turmas, por exemplo), a escola deve cuidar da higienização dos objetos e lugares em que alguém possa ter tocado (mesas, maçanetas, cadeiras etc.) com produtos específicos, em especial o álcool em gel 70%. Isso sem falar na atenção redobrada com a ventilação!

As medidas de biossegurança na escola nos oferecem a tranquilidade de estabelecermos nossas rotinas, sem expor os alunos, professores, demais funcionários e suas famílias ao risco de contaminação.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é e como aplicar a biossegurança na escola ou tem alguma informação que complemente este conteúdo? Deixe-nos um comentário, a sua opinião é muito importante para nós!

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *