Home Notícias Especialista avalia inovações do ENEM e alerta para os erros mais comuns na hora de estudar

Especialista avalia inovações do ENEM e alerta para os erros mais comuns na hora de estudar

Provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro e, este ano, versões digital e impressa terão os mesmos conteúdos

São Paulo, setembro de 2021 – Para quem vai prestar o ENEM este ano, a versão digital tem novidades em relação à primeira edição, realizada em 2020, por meio de um teste piloto. Mais de 100 mil vagas foram ofertadas na modalidade que disponibilizará atendimentos especializados. O candidato que optou pelo digital, poderá, por exemplo, solicitar tradutor intérprete de língua brasileira de sinais, exame com letra ampliada, tempo adicional para finalizar a prova e sala com acessibilidade.

Para Jonas Stanley, diretor pedagógico da Inspira Rede de Educadores , a prova digital é um avanço para todos, em especial, para a pessoas com deficiência: ‘É um ótimo sinal perceber que estão olhando, de fato, para todos os públicos com o cuidado necessário. É fundamental ter a possibilidade de escolher o local ou ampliar o tempo de prova, por exemplo. E por que não, ter a chance de ampliar o exame em caso de baixa acuidade visual?’, comenta.

Data e conteúdo

Na edição deste ano, as duas versões, impressa e digital serão realizadas nos mesmos dias, 21 e 28 de novembro e, diferentemente do que aconteceu em 2020, os conteúdos serão os mesmos. Stanley observa que leitura e interpretação de texto são premissas da prova do ENEM. Segundo o especialista, a ideia é que o candidato tenha aptidão interpretativa para todas as áreas.

Especificamente na área de Linguagens e suas Tecnologias, a parte de Língua Portuguesa é 100% interpretação de texto. ‘Não há Gramática específica, mas é claro que a Gramática auxilia muito na interpretação de texto. Quando analisamos a área da Matemática e suas Tecnologias, as divisões da disciplina, aliadas à quantidade de questões mostram que todos os assuntos do conteúdo programático serão abordados’, avalia.

Planejamento

Na hora de estudar, o cronograma é fundamental. Ele ajuda a organizar melhor o tempo para preencher as questões e simulados, programar revisões, evitar confusões e até a procrastinação. Stanley orienta que há vários formatos de cronogramas disponíveis atualmente e alerta que é preciso evitar o erro de fazer um planejamento com temas preferidos: ‘Hoje, existem programas e apps que criam cronogramas. Alguns colégios oferecem ferramentas que criam um cronograma com base no que realmente é abordado no ENEM e não nas preferências do leitor. Ao usar o app, é comum colocar somente as partes das quais mais gosta. Fazer um cronograma com ‘o que eu mais gosto’ é um erro clássico de quem prepara seu próprio cronograma, seja pelo app ou seja em uma folha de papel’.

Portal BDC Notícias

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *