- 26/09/2022 |
- Blog, Gestão Escolar
Por que pensar na saúde mental dos estudantes?
A saúde mental dos estudantes é um tema que tem grande relevância na sociedade, visto que a cobrança e a pressão imposta é muito grande nesse público alvo. Nesse sentido, é preciso que as escolas tenham equipes multidisciplinares a fim de que os jovens e adolescentes tenham uma rede de apoio, afinal, doenças como depressão e ansiedade têm sido uma realidade triste também nestas faixas etárias.
Com este cenário, é preciso que as escolas se adaptem a essa nova realidade, ou seja, contratem equipes de psicólogos para atender as necessidades de cada aluno, afinal, é no ambiente da escola onde crianças e adolescentes passam a maior parte do seu tempo.
Está gostando do post? Então, prossiga a sua leitura e fique por dentro de mais novidades acerca deste assunto!
Por que a saúde mental dos estudantes requer atenção das escolas?
Depois do lar, a escola é o local onde os estudantes passam a maior parte do tempo. Nesse sentido, é importante que os professores saibam identificar quando o seu aluno não está bem e o encaminhem para o setor pedagógico a fim de que um acompanhamento psicológico seja feito.
Além disso, é fundamental desenvolver em sala de aula momentos, como rodas de conversas, a fim de que esses estudantes troquem experiências e histórias sobre o seu cotidiano, com o intuito de que eles se sintam acolhidos e, caso precisem de ajuda, busquem a rede de apoio escolar.
Como a pressão escolar pode afetar a saúde mental dos alunos?
Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que o objetivo das escolas é formar cidadãos críticos e intelectuais. Logo, essas instituições precisam assistir os seus alunos de maneira efetiva, orientando-os a respeitar os seus limites e cuidar da saúde mental.
Somado a isso, a pressão de ter que tirar notas boas e passar no vestibular são fatores que tiram o sono de muitos jovens. Desse modo, as escolas precisam tornar o ato de aprender um processo leve e prazeroso, sem deixar de cumprir as obrigações e conteúdos.
Como as escolas podem ajudar na saúde mental dos alunos?
As instituições de ensino precisam ter uma equipe de psicólogos e psicopedagogos que ajudem os alunos a manter o equilíbrio na hora de estudar e montar um esquema de estudo condizente com a sua realidade. Além disso, realizar campanhas e palestras educativas sobre o tema da saúde mental dos alunos.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a saúde mental dos estudantes, tente criar na sua escola uma rede de profissionais qualificados para tratar dessas situações. Afinal, o jovem precisa ser assistido a fim de controlar as suas emoções e seus medos.
Gostou do post? Então, não perca tempo e aproveite para ler mais sobre como reduzir a ansiedade em crianças e adolescentes.