- 28/10/2022 |
- Blog
Métricas de aprendizagem: conheça as principais e como acompanhar
As métricas de aprendizagem consistem em importantes ferramentas para analisar o desempenho e os resultados da instituição. Assim, com as informações corretamente coletadas, os trabalhos realizados pelos gestores se tornam mais eficientes e estratégicos para a equipe.
Nesse sentido, é importante ressaltar que, por meio das métricas, é possível estabelecer possíveis lacunas e falhas no processo de aprendizado dos alunos, além de permitir a otimização e a capacitação dos colaboradores e o melhoramento do retorno sobre investimento (ROI) da escola. Dessa forma, a escola consegue descobrir os pontos para melhorar os processos internos e externos.
Continue a leitura e saiba quais as principais métricas de aprendizagem e como acompanhá-las!
Quais são as principais métricas de aprendizagem?
Existem importantes métricas de aprendizagem, sendo que elas são fundamentais em uma instituição de ensino. Saiba que por meio delas é possível formar alunos mais preparados para a vida em sociedade. Confira!
Taxa de frequência do aluno
Estabelecer o número de estudantes que conseguiram alcançar certa frequência durante o bimestre ou trimestre é fundamental para saber se eles estão conseguindo acompanhar o cronograma previsto.
Taxa de desempenho
Os dados de desempenho ajudam na avaliação da qualidade dos bimestres ou trimestres e dos professores. Isso porque é possível saber se a transmissão dos conteúdos está sendo realizada de forma eficiente nas aulas.
Quais são suas vantagens?
Com os dados em mãos, por meio das métricas de aprendizado, é possível encontrar problemas e erros durante as aulas, que são capazes de afetar o desenvolvimento do educando. Ao saber os principais problemas que a instituição enfrenta, é possível resolvê-los rapidamente.
Como ter acesso aos dados?
É necessário ressaltar que, para conseguir acompanhar as métricas de forma satisfatória, é válido utilizar um software de gestão, assim essa etapa se torna automatizada. Com isso, é possível ter rapidamente acesso às notas, aos desafios no processo de ensino-aprendizagem, ao desempenho dos estudantes e à opinião dos professores.
Dessa forma, as ferramentas tecnológicas precisam ser utilizadas para melhorar as estratégias. Com a inserção de um eficiente sistema de gestão, é possível criar conteúdos específicos para as necessidades dos estudantes e, assim, melhorar o seu desempenho e evitar diversos problemas escolares, como a evasão. Além do mais, pode-se ter uma visão ampla do desempenho dos coordenadores e professores.
Portanto, as métricas de aprendizagem são essenciais em uma escola. Elas contribuem para o sucesso do aluno e dos professores. Logo, elas não podem ser deixadas de lado. Quando bem aplicadas, é viável melhorar as aulas e os resultados dos alunos. Desse modo, as métricas devem ser usadas a seu favor e em benefício da comunidade escolar.
Gostou do nosso post? Então, aproveite para saber como fazer um eficiente planejamento escolar!