Home Uncategorized Inspira pelo mundo: Diretor de Internacionalização embarca em viagem imersiva pela Estônia

Inspira pelo mundo: Diretor de Internacionalização embarca em viagem imersiva pela Estônia

A Estônia vem conquistando destaque global por seu desempenho excepcional no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), liderando o ranking europeu e figurando entre os primeiros colocados no mundo. Com um modelo educacional que une excelência acadêmica, inovação tecnológica e equidade, o país se tornou referência em sistemas de ensino ao redor do globo.

Para conhecer de perto essa realidade transformadora, nosso Diretor de Internacionalização, Alexandre Sayão, embarcou em uma jornada de imersão na rotina escolar estoniana, acompanhado por um grupo de educadores brasileiros. O objetivo? Identificar práticas pedagógicas que possam ser adaptadas à nossa realidade. Portanto, enriquecemos a proposta educacional da Inspira Rede de Educadores.

Educação e Inovação foram destaques da viagem

A recepção ao grupo contou com a presença da embaixada brasileira e de uma professora de uma das principais universidades estonianas. Os primeiros debates abordaram o uso da Inteligência Artificial (AI) na educação, com destaque para:

  • Letramento digital dos professores: formação crítica para uso de tecnologias, incluindo uma versão do ChatGPT adaptada para contexto educacional;
  • Testes institucionais com IA nas escolas: iniciativas recentes que apontam para personalização do ensino e gestão eficiente

No segundo dia, o grupo conheceu o projeto e-Estonia, uma infraestrutura digital pioneira que há 15 anos promove interoperabilidade entre sistemas e equidade no acesso aos serviços públicos, inclusive na educação, possibilitando um melhor acompanhamento e gestão pedagógica a nível nacional.

Encontro com a Secretaria de Educação

No terceiro dia de viagem, Alexandre Sayão se reuniu com o Ministério da Educação da Estônia, responsável por ser referências em sistemas de ensino majoritariamente público (94%). O diálogo abordou a gestão escolar descentralizada com foco na autonomia para definir currículos e horários conforme a identidade regional — modelo que se conecta à proposta da Inspira que possui como base manter o legado pedagógico das escolas e atender às necessidades locais com excelência acadêmica.

O dia foi encerrado com uma visita a uma escola particular de alto desempenho, que valoriza atividades extracurriculares e experiências fora da sala de aula, promovendo uma formação integral dos alunos.

Ao longo da viagem, o grupo também visitou outras cinco escolas públicas estonianas, de diferentes tamanhos, propostas pedagógicas e perfis de alunados — incluindo duas de reconhecimento internacional. 

“Uma característica que salta aos olhos é a promoção de uma educação integral que vai além das disciplinas tradicionais. Todas oferecem cursos extras e escolinhas, chamados de clubes ou hobbies na Estônia. Seja esportes, artes, música, robótica, xadrez, olimpíadas ou o aprendizado de um segundo ou terceiro idioma — todo estoniano experimenta desde cedo diferentes possibilidades”, comenta Alexandre.

Para ele, essas experiências promovem uma formação ampla e cidadã desde a infância, prioridade também compartilhada pelas escolas da Inspira.

O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

O PISA, do inglês Programme for International Student Assessment, criado em 2000, é uma iniciativa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aplicada a cada três anos. O exame avalia alunos de diferentes origens e sistemas de ensino em três áreas principais: Leitura, Matemática e Ciências. Os resultados orientam políticas públicas e estratégias pedagógicas em diversos países.

Mesmo diante dos desafios da pandemia, a Estônia manteve sua excelência educacional. Na última edição, em 2022, o país conquistou:

  •  1º lugar em Ciências na Europa
  •  Liderança em Matemática (junto à Suíça)
  •  Domínio absoluto em Leitura (ao lado da Irlanda)

Apesar de muitos países enfrentarem quedas significativas no desempenho, a Estônia, em contrapartida, manteve uma evolução consistente, alcançando a 6ª posição no mundo e a 1ª colocação na Europa e países Ocidentais. Isso evidencia a força de seu sistema educacional descentralizado, digitalizado e resiliente.

No mesmo ano, as escolas da Inspira apresentaram resultados surpreendentes. Os colégios João Paulo, Universitário, e o Leonardo da Vinci, por exemplo, quando comparados com as médias dos países participantes, alcançaram a 4ª maior nota do ranking PISA Global, passando as médias da Coreia, Finlândia e Canadá, países que também são referência em sistemas de ensino. Saiba mais! 

Inspira no Cenário Internacional

Entender de perto as melhores práticas pedagógicas internacionais e visitar países referências em excelência acadêmica, nos ajuda a promover movimentos semelhantes em nossas escolas. Por isso,  de 23 a 25 de outubro, a Inspira esteve no International Baccalaureate Global Conference 2025, em Haia, na Holanda, evento que reúne educadores de todo o mundo para discutir tendências, desafios e inovações no ensino internacional.

Quer saber mais sobre escolas IB e como elas transformam a educação? Explore nosso blog e acompanhe as novidades da Inspira Rede de Educadores.

 

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *