- 21/08/2023 |
- Blog
Como fazer uma gestão financeira escolar eficiente? Saiba
A gestão financeira escolar é um dos fatores indispensáveis para o bom andamento da empresa, visto que é por meio dela que as questões pedagógicas, administrativas e estruturais são desenvolvidas.
Somado a isso, é importante frisar que uma boa gerência pode levar a grandes resultados, afinal, para fazer melhorias e alavancar qualquer segmento que seja é preciso conhecer a realidade da empresa; no caso das escolas é importante saber mais sobre os alunos, professores e pais.
Está gostando do conteúdo? Então, prossiga a leitura e fique por dentro de mais novidades acerca deste assunto!
O que é a gestão financeira escolar?
A escola além de uma grande formada de cidadãos críticos e conscientes para encarar o mercado, ela tem um funcionamento parecido com o de uma empresa. Logo, existem contas para serem pagas, funcionários para capacitar e clientes que a todo momento questionam o andamento do ensino dos filhos.
Nessa perspectiva, uma gestão financeira voltada para escolas é uma ferramenta que colabora para a formação de uma rede de ensino bem estruturada, com bons profissionais e, por consequência, grandes resultados. Assim, o fluxo de caixa, o recebimento das mensalidades, inadimplência e planejamentos é papel do gestor.
Como funciona a financeira escolar e para que serve?
A gestão financeira agrega todos os processos que envolvem recursos na escola. Nesse sentido, é feito vários estudos para aprimorar certos segmentos dentro da instituição para, assim, oferecer um serviço de qualidade.
Nessa perspectiva, um bom gestor precisa traçar boas estratégias a fim de que a escola se mantenha em dia com suas obrigações, sem correr o risco de fechar ou entrar em falência. Somado a isso, é válido frisar a redução de custo a fim de evitar gastos desnecessários.
Por fim, para que uma instituição educacional seja bem reconhecida no mercado é importante ter o envolvimento de todos os colaboradores, ou seja, o gestor precisa conversar com a equipe pedagógica e professores para analisar como está o andamento da escola e como está o nível de conhecimento dos alunos. Os pais também podem ser entrevistados com o intuito de saber se a escola está cumprindo de forma correta com o seu dever e se os alunos estão recebendo uma educação de qualidade.
Quais os principais benefícios desse tipo de gestão?
Várias são as vantagens de uma gestão financeira escolar, uma das mais importantes é o direcionamento das atividades dos gestores da equipe no que se refere às ações escolares no decorrer do ano. O uso de um bom software de gestão também contribui para elaborar um planejamento de custos mais completo e realista, visto que são criados relatórios e metas que precisam ser atingidas a fim de aumentar as entradas no caixa.
A gestão pode também diminuir o índice de inadimplência, visto que é feito um controle bem criterioso a fim de que o dinheiro esperado chegue ao caixa na data prevista, pois esse capital já é reservado para outros fins. Logo, com uma boa governança os objetivos podem ser cumpridos sem afetar as atividades da empresa.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a gestão financeira escolar, o que é, como funciona e os seus benefícios, tente aplicar esse tipo de planejamento e potencialize os resultados da sua instituição.
Gostou do conteúdo? Então, deixe um comentário aqui para sabermos o que você achou do nosso conteúdo.