O Colégio Cândido Portinari nasceu há mais de 20 anos, mais exatamente em 1994, fruto do sonho de vários educadores que idealizaram construir uma escola no Costa Azul, ou seja, na área geográfica que corresponde a um espaço em constante expansão de Salvador.

A missão era construir um colégio acolhedor e de gente feliz, baseado na premissa de que o aluno alegre e que ama a sua escola estará com os canais abertos para o processo de aprendizagem, produzindo mais e melhor.

O primeiro grande desafio foi a escolha da equipe técnico-pedagógica e dos professores, um grupo que estivesse sintonizado com estes propósitos e alinhados à responsabilidade de transformar o Portinari numa referência educacional de qualidade na nossa cidade.

Uma das nossas prioridades foi traçar os pilares da nossa produção acadêmica associada a uma preocupação com a formação dos valores dos nossos jovens, condição básica para o necessário exercício da cidadania.

O nome foi uma homenagem ao grande pintor, escritor e cidadão crítico Cândido Portinari.

No primeiro ano de vida, o Colégio funcionou com 3 turmas de 5ª série (2 no matutino e 1 no vespertino), dentro da Escola Girassol, com exatos 80 alunos.

Em 1995, o Conselho Diretor reformou uma mansão na Rua Miguel Canizares e a adaptou para o funcionamento de 10 turmas do Ensino Fundamental (5ª à 8ª série). Estávamos, então, com um total de 288 alunos matriculados.

Neste mesmo ano, foi adquirido um terreno no Costa-Azul e, ao ser aprovado o projeto, deu-se início à construção da nova sede. O Portinari crescia a todo o vapor e, em 1996, já funcionávamos na nova sede e atendíamos até a 2ª série do Ensino Médio, atingindo a marca de 699 alunos na escola.

Em 1997 já funcionávamos com auditório, biblioteca informatizada, modernas quadras poli-esportivas, laboratórios, salas de arte, enfim, a base da nossa infra-estrutura atual. Neste ano crescemos vertiginosamente atingindo a marca de 1423 alunos matriculados da 5ª série do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio nos 2 turnos, estrutura que mantemos até hoje.

O processo de modernização do colégio é constante e intenso em todas as áreas: desde a construção da cobertura da nossa principal quadra poli-esportiva, à aquisição de Lousas Eletrônicas interativas. Não podemos esquecer que possibilitamos o acesso ao sistema multimídia em todas as salas com Internet aberta.

Sem sombra de dúvida, o principal investimento do Portinari está na formação acadêmica e de valores dos seus alunos , representada pela constante seleção da nossa equipe de professores , o respeito às diferenças, o apoio à inclusão, o que proporciona transformar os nossos jovens em cidadãos aptos e preparados para realizar as mudanças necessárias na sociedade.

Nível de ensino

Fundamental 2 ao Ensino Médio

Contato

Rua Adelaide Fernandes da Costa nº 487, Costa-Azul – Salvador-Bahia – CEP: 41.760-040

(71) 2103-6464

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this