Home Notícias Estudantes de Salvador conquistam 10 medalhas em Olimpíada Nacional de Astronomia

Estudantes de Salvador conquistam 10 medalhas em Olimpíada Nacional de Astronomia

Os estudantes do Colégio Cândido Portinari conquistaram 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze.

A 24ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA – anunciou os resultados finais e 10 medalhas foram trazidas para Salvador por alunos com idade entre 9 e 15 anos. Os estudantes do Colégio Cândido Portinari conquistaram 5 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze. 

A competição reuniu escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Foram ao lugar mais alto do pódio, conquistando a medalha de ouro, Enzo Moreira, da 1ª série do ensino médio; Guilherme Nunes, do 4° ano do Fundamental Anos Inicias; Ingrid Sena, do 9° ano do Fundamental Anos Finais; Isadora Hernandez, da 1ª série do Ensino Médio; e Júlia de Araujo, do 5° ano Fundamental Anos Inicias.

O professor de Biologia, Luiz Amorim, representante do Portinari na olimpíada, conta que entre os destaques de ouro, Enzo Moreira, de apenas 14 anos, participou pela 1ª vez de uma competição nacional, e já estreou com pontuação máxima. Os demais medalhistas são veteranos em competições. “Muito feliz em ver a conquista desses alunos. Todos eles se dedicaram muito. O colégio é um grande incentivador, inscreve todos e dá suporte, porque acredita muito no potencial de desenvolvimento que esses eventos proporcionam para eles”, explica.

As medalhas de prata foram para as alunas Clara Beatriz Costa, do 9° ano do Fundamental Anos Finais; e Paola Sena, do 6° ano Fundamental Anos Finais. Conquistaram o bronze: Manuela Lobo, do 4° ano do Fundamental Anos Inicias; Ana Luiza Amorim, do 7° ano do Fundamental Anos Finais; e Guilherme Andrade, do 9° ano do Fundamental Anos Finais.

Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira – SAB – em parceria com a Agência Espacial Brasileira – AEB, a OBA foi criada em 1998 tem como objetivo difundir entre os jovens o interesse pela astronomia, astronáutica e ciências afins. Dividido em quatro níveis, de acordo com as séries dos participantes, o projeto reúne alunos do 1º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Outras informações estão disponíveis no site oficial www.oba.org.br.

Lista de alunos medalhistas

Ouro

Enzo Moreira – 1ª série ensino médio

Guilherme Nunes – 4° ano fundamental anos iniciais

Ingrid Sena – 9° ano fundamental anos finais

Isadora Hernandez – 1ª série ensino médio

Júlia de Araujo – 5° ano fundamental anos iniciais

Prata

Clara Beatriz Costa – 9° ano fundamental anos finais

Paola Sena – 6° ano fundamental anos finais

Bronze

Manuela Lobo – 4° ano fundamental anos iniciais

Ana Luiza Amorim – 7° ano fundamental anos finais

Guilherme Andrade – 9° ano fundamental anos finais

Fonte: Bahia.jornal

Share:

Related Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *